terça-feira, 27 de março de 2012
Euplocéfalo
EUPLOCÉFALO Alguns dinossauros possuíam em suas caudas adaptações de defesa e contra-ataque.A cauda do Euplocéfalo tinha cerca de 2,5 metros de comprimento,e e terminava em um conjunto de dois ossos fundidos pesando mais de 30 quilos,semelhante a um grande porrete.Um único golpe dessa estrutura mortal poderia quebrar os ossos das patas de um predador como o Tiranossauro.
sábado, 10 de março de 2012
caranguejos e pterossauros
CARANGUEJO-FERRADURA O estranho caranguejo-ferradura usa sua cauda em forma de leme para nadar e para se enterrar na lama.Este antigo grupo grupo de artrópodes ainda existe atualmente.Durante a primavera,muitos deles chegam às praias para acasalar e depositar seus ovos.
O gigante Quetzalcoatlo viveu no período Cretáceo.Ele possuía um grande pescoço e grandes mandíbulas sem dentes.É muito provável que se alimentasse de peixes que caçava como fazem hoje as cegonhas.Com uma envergadura de cerca de 12 metros,e pesando cerca de 100 quilos,este foi o mais espetacular animal voador de todos os tempos.
![]() |
QUETZALCOATLO |
A pré-história maritima
TRILOBITA Os trilobitas apareceram a cerca de 545 milhões de anos atrás e estavam entre os primeiros animais a desenvolver um esqueleto externo.Eles tiravam do mar e dos alimentos os minerais utilizados na construção da carapaça.
Os longos tentáculos do Leanchoilia eram fixos a apêndices semelhantes a braços localizados na parte anterior da cabeça.Estes apêndices eram utilizados para detectar presas à sua volta.
![]() |
LEANCHOILIA |
sexta-feira, 9 de março de 2012
grandes herbivoros
![]() |
ESTEGOSSAURO |
Os oceanos pré-historicos
ANOMALOCARIS O Anomalocaris foi um predador natante que alcançava 1 metro de comprimento.Seus restos fosseis foram encontrados apenas como fragmentos desarticulados,tais como os apêndices da boca e a incrível cauda repleta de pás,usadas provavelmente para manter o equilíbrio durante a natação.
O Ottoia foi um pequeno predador que agarrava presas que passavam ao seu alcance.Para isso,ele usava uma probóscide repleta de ganchos.Ele chegava a medir 5 centímetros de comprimento e vivia enterrado no substrato par se proteger e também para procurar alimento.
OTTOIA |
quinta-feira, 8 de março de 2012
Animais enormes
![]() |
PLESIOSSAURO |
Assinar:
Postagens (Atom)